sexta-feira, 16 de março de 2018

Ponta Delgada S.C.



Ponta Delgada S.C. foi um time de futebol dos Estados Unidos baseado em Fall River, Massachusetts. Considerado um dos times mais tradicionais no esporte do país o Ponta Delgada S.C. era uma das principais forças entre os anos 1940 e 1950. O clube foi fundado por portugueses que homenagearam a cidade Ponta Delgada, a capital dos Açores que fica em numa região de Portugal. Os jogos do Ponta Delgada S.C. eram realizados no Mark's Stadium que foi um dos primeiros estádios específicos de futebol nos Estados Unidos. Mark's Stadium também foi sede do Fall River Marksmen que também escreveu sua história sendo um dos times de futebol mais tradicionais dos Estados Unidos.

Ponta Delgada S.C. foi um dos times mais prolíficos de seu tempo conquistando títulos importantes nos Estados Unidos como seis National Amateur Cup: 1938, 1946, 1947, 1948, 1950 e 1953. Um título na National Challenge Cup (hoje Lamar Hunt U.S. Open Cup) em 1947 chegando a disputar duas finais nessa competição em 1946 e em 1950. Uma American Soccer League (New England Division) na temporada 1952-53 e uma competição regional (National Soccer League of New England) em 1948. Ed Souza e John Souza foram os melhores jogadores da equipe. Eles jogaram na folclórica vitória dos Estados Unidos por 1-0 sobre a Inglaterra na Copa do Mundo no Brasil de 1950.

Curiosamente o Ponta Delgada S.C. representou os Estados Unidos na NAFC Championship (antiga competição de seleção disputada somente com países da América do Norte) em 1947. Neste ano o time de Massachusetts conquistou o Double vencendo a National Challenge Cup e National Amateur Cup e por esse feito ganhou o direito de representar o país no torneio continental. O valente time viajou a Cuba (sede da NAFC DE 1947) e mesmo atuando pela seleção americana (United States Federation) o Ponta Delgada teve que pagar pela própria viagem. Estados Unidos ou melhor Ponta Delgada perdeu os dois jogos na NAFC Championship, 5-0 para México e 5-2 para Cuba.

Ponta Delgada S.C. teve muita tradição em servir jogadores ao time nacional dos Estados Unidos, não só na NAFC Championship de 1947, mas também em competições internacionais importantes como Copa do Mundo e Olimpíadas. Três jogadores (Ed Souza, John Souza e Walter Stein) foram selecionados para Copa do Mundo no Brasil em 1950. Cinco jogadores (Ed Souza, John Souza, Joseph Rego-Costa, Manuel Martin e Joe Ferreira) foram convocados para os jogos Olímpicos de verão na Suécia em 1948.

Jogadores que representaram os Estados Unidos na NAFC Championship de 1947.

Walter Romanowicz
Joe Machado
Manuel Martin
Joseph Rego-Costa
Jesse Braga
Joe Ferreira
Joseph Michaels
Ed Valentine
Frank Moniz
Ed Souza
John Souza
John Travis

Nenhum comentário:

Postar um comentário