quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Bruce Arena está de volta!!





U.S. Soccer Federation anunciou Bruce Arena como treinador da seleção americana nessa semana, o treinador americano estava no comando do LA Galaxy (MLS) e foi contratado para substituir Jürgen Klinsmann que demitindo no dia 21 de novembro de 2016. Bruce Arena está retornando como treinador do U.S. Team, Arena treinou a seleção Yankee de 1998 a 2006.

Inicio 

Bruce Arena começou treinado equipes universitárias, ele tem um recorde de 296-58-31 e conquistou cinco NCAA Champinships em 19 anos.

MLS

Bruce Arena treinou três equipes da Major League Soccer : D.C. United de 1996-1998, New York Red Bulls 2006-2007 e LA Galaxy 2008-2016. Ele é o treinador com mais vitorias da Major League Soccer e conquistou cinco MLS Cups e três MLS Supporters' Shield.

Outras Competição (Clubes)

O experiente treinador conquistou diversos títulos com equipes da MLS em outros campeonatos como uma Lamar Hunt U.S. Open, uma CONCACAF Champions Cup e uma Interamerican Cup.

U.S. Team

Bruce Arena pode ser considerado o maior treinador da historia dos Estados Unidos, além de suas conquistas na MLS, ele tem um excelente retrospecto na seleção americana sendo o treinador com mais vitorias no U.S. Team com um recorde de 71-30-20. Bruce Arena protagonizou bons momentos na seleção americana, ele conquistou duas Gold Cup : 2002 e 2005 e foi ficou com o terceiro lugar na Copa das Confederações de 1999. Sob o comando de Bruce Arena os Estados Unidos se classificaram pela primeira vez em primeiro lugar no Hexagonal Final da CONCACAF nas eliminatórias para Copa do Mundo de 2006.

O momento mais marcante de Bruce Arena nos Estados Unidos foi a impressionante campanha na Copa do Mundo de 2002 do qual os americanos terminaram em oitavo lugar derrotando equipes tradicionais como Portugal e México, foi a melhor campanha dos Estados Unidos desde a Copa do Mundo de 1930.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Jurgen Klinsmann demitido pela Federação Americana





U.S. Soccer Federation anunciou a demissão do treinador e diretor Jurgen Klinsmann nesta segunda feira dia 21 de novembro de 2016. Klinsmann  foi contratado como treinador do U.S. Team em 29 de julho de 2011, sob o comando da seleção Yankee ele tem um recorde de 55-27-16. Nesse período a seleção americana conquistou a Gold Cup de 2013, se classificou em primeiro lugar no Hexagonal Final da CONCACAF para Copa do Mundo de 2014 e chegou até as oitavas de final na Copa do Mundo disputada no Brasil em 2014 mas Klinsmann colecionou alguns momentos como a desapontante campanha na Gold Cup de 2015 e pela eliminatória para Copa do Mundo de 2018 na Rússia.


Campanha

Klinsmann variou entre bons e maus momentos, ele foi muito inconsistente sob o comando da seleção americana. Insistir em esquemas como 3-4-3, 4-3-3 ou 3-5-2  além de convocar alguns jogadores supervalorizados e ignorar bons nomes resume alguns erros cometidos pelo treinador alemão.

Apesar do retrospecto de Klinsmann como treinador da seleção americana parecerem ser bons, são números que enganam. Contra as 20 melhores equipes do ranque da FIFA (em jogos oficiais) o treinador alemão tem a pior campanha comprados com seus antecessores como Bora Milutinović, Steve Sampson, Bruce Arena e Bob Bradley. Na posse de bola, contra as dez melhores equipes pelo ranque da FIFA o treinador alemão também tem o pior retrospecto comparado com seus antecessores.

Klinsmann também colecionou uma serie de recordes negativos como perder a invencibilidade de jogos contra o México jogando em Columbus, com ele no comando a seleção americana perdeu pela primeira vez para Jamaica e o quarto lugar na Gold Cup de 2015 foi a pior colocação do U.S. Team desde 2000.


Polêmica

A decisão de cortar Landon Donovan para Copa do Mundo de 2014 foi a mais controversa na história da seleção americana, Donovan nunca deveria ter ficado de fora da Copa do Mundo, esse foi o erro capital de Klinsmann que pagou por isso na Gold Cup de 2015 (A Gold Cup de 2015 foi a primeira sem Donovan desde 2000) no qual a os Estados Unidos fizeram uma campanha com atuações muito fracas.


Possíveis Sucessores 

Bruce Arena (LA Galaxy) : Arena segue como o favorito para assumir o cargo da seleção americana, Bruce fez um excelente trabalho no comando no U.S. Team e teve uma carreira vitoriosa na Major League Soccer, aos 65 anos Bruce Arena já cogitou aposentadoria. Ele seria uma excelente escolha, mas a curto prazo.

Jason Kreis (Orlando City) Kreis conseguiu transformar o Real Salt Lake que era uma equipe coadjuvante na Major League Soccer numa das principais equipes da liga, ele seria um dos principais treinadores para a seleção americana.

Dominic Kinnear (San Jose Earthquakes) Kinnear é muito experiência, ele foi bi campeão da Major League Soccer e seria um bom nome.

Caleb Porter (Portland Timbers) Porter é um treinador jovem com excelente potencial, ele conquistou a Major League Soccer pelo Portland Timbers e seria uma dos melhores opções para o cargo.

Oscar Pareja (FC Dallas) Pareja esta fazendo um grande trabalho no FC Dallas, ele é um especialista em jovens e é um bom nome para o cargo.

Bob Bradley (Swansea City) Com títulos nos Estados Unidos, Bradley fez um grande trabalho na seleção americana, ele é o treinador americano mais internacional dos Estados Unidos com passagens em times da Europa e pela seleção do Egito, ele seria uma ótima opção.

Tab Ramos e Brad Friedel trabalham nas categorias de base da seleção americana e seriam bons nomes num futuro  próximo.

sábado, 12 de novembro de 2016

Estados Unidos vs Costa Rica (Hexagonal Final, eliminatórias para Copa do Mundo de 2018)



Nesta terça feira dia 15 de novembro os Estados Unidos enfrentam a Costa Rica Estadio Nacional de Costa Rica, San José pela segunda rodada Hexagonal Final da CONCACAF pelas eliminatórias para Copa do Mundo de 2018. As duas equipes já se enfrentaram trinta e três vezes num retrospecto muito equilibrado são quatorze vitorias americanas, quatorze vitorias da Costa Rica e cinco empates. O último confronto foi em 2015 pela Copa América Centenário do qual dos americanos golearam por 4a0 no entanto a seleção Yankee nunca venceu a Costa Rica jogando no país centro-americano, ao todo foram dez jogos com oito derrotas e dois empates.

Os Estados Unidos abriram  a primeira rodada do Hexagonal Final com uma derrota para o México jogando em casa oque torna esse jogo muito perigoso para o U.S. Team que precisa de pelo menos um um ponto para não se complicar na classificação das eliminatórias.

Convocação

Goleiros (4): Brad Guzan (Middlesbrough), Ethan Horvath (Molde), Tim Howard (Colorado Rapids), William Yarbrough (Club Leon)

Defesas (9): Matt Besler (Sporting Kansas City), Steve Birnbaum (D.C. United), John Brooks (Hertha Berlin), Cameron Carter-Vickers (Tottenham Hotspur), Timmy Chandler (Eintracht Frankfurt), Omar Gonzalez (Pachuca), Fabian Johnson (Borussia Moenchengladbach), Michael Orozco (Club Tijuana), DeAndre Yedlin (Newcastle United)

Meio campistas (9): Alejandro Bedoya (Philadelphia Union), Michael Bradley (Toronto FC), Lynden Gooch (Sunderland), Julian Green (Bayern Munich), Jermaine Jones (Colorado Rapids), Sacha Kljestan (New York Red Bulls), Christian Pulisic (Borussia Dortmund), Caleb Stanko (FC Vaduz), Graham Zusi (Sporting Kansas City)


Atacantes (4): Jozy Altidore (Toronto FC), Aron Johannsson (Werder Bremen), Allan Gordon (LA Galaxy), Bobby Wood (Hamburg)


Howard e Guzan são os principais goleiros do U.S. Team. Ethan Horvath e William Yarbrough mostraram ser boas opções, Klinsmann escolheu muito bem os goleiros nessa convocação.

Na defesa o treinador do U.S. Team acertou na maioria dos nomes, eu particularmente gosto de ver Chandler e Johnson juntos. O único jogador dos convocados que eu não gostei foi Michael Orozco, Matt Hedges poderia estar na lista, ele ganhou o prêmio de melhor defesa do ano da MLS 2016.

No meio campo, Klinsmann escolheu muito bem, conseguiu chamar jogadores criativos e que defendem bem. No lugar do Zusi poderia estar Sebastian Lletget que pode jogar pelas pontas e exerce muito bem a função de meia de ligação (carregar a bola da defesa para o ataque) no LA Galaxy.

Atacantes : Jozy Altidore e Bobby Wood estão se mostrando uma ótima dupla além da excelente temporada deles por seus clubes. Aron Johannsson é um nome interessante mas Allan Gordon ser convocado é inadmissível, Klinsmann poderia chamar Donovan para dar mais experiencia e liderança ao elenco.

Análise Final 

Klinsmann acertou na maioria dos convocados mas como de costume o treinador aleão sempre peca em alguns nomes como Gordon, Zusi e Orozco, ele poderia ter convocado Danny Williams que é um excelente volante, outra boa opção no meio seria Sebastian Lletget que fez um bom ano no LA Galaxy. Na defesa Matt Hedges tinha que ser convocado ele fez uma grande temporada e venceu o prêmio de melhor defesa da MLS 2016.




Estados Unidos são goleados pela Costa Rica por 4a0 e se complicam no Hexagonal Final : Los Ticos dominaram a partida inteira, Johan Venegas abriu o placar para a Costa Rica no final do primeiro tempo. No segundo tempo a Costa Rica ampliou com Christian Bolaños ao 69 minutos, seis minutos depois os costa-riquenhos marcaram o terceiro gol da partida com Joel Campbell que entrou no segundo tempo. Aos 78 minutos para fechar a goleada Joel Campbell marcou o seu segundo gol na partida.

USA XI 3-5-2 : Guzan, González, Besler,Brooks, Chandler, Johnson, Pulisic, Bradley, Jones, Wood e Altidore.

Costa Rica XI 5-4-1 :Navas, Salvatierra, Watson, Acosta, Umaña, Matarrita, Ruiz, Borges, Axofeifa, Bolaños e Venegas.

Notas 

Guzan (5,5) Não teve culpa nos gols.

Brooks (2,0) Fez uma péssima terrível, foi responsável dos 3 dos 4 gols sofridos.

Gonzalez (3,0) Perdido na defesa, foi muito mal.

Besler (5,5) Na defesa foi o mais lucido.

Chandler (3,0) Muito mal na defesa e no apoio ao ataque.

Johnson (3,5) Não conseguiu fazer sua função pela esquerda.

Bradley (3,0) Muito mal no meio, não marcou nem criou.

Jones (3,0) Péssimo pelo meio.

Pulisic (5,5) Foi o mais efetivo do time mas teve dificuldade para se desmarcar da defesa adversária.

Wood (3,0) Pouco fez, foi vencido pela marcação.

Altidiore (2,5) Muito apagado e nervoso.

Gooch (4,5) Entrou e fez uma boa jogada.

Kljestan (4,0) Entrou quando o jogo já estava perdido não pode fazer nada.

Zusi (4,0) Entrou no fim, tudo já estava perdido para os EUA.

Klinsmann (0,0) Errou o seu time tão mal que a partida resultou num pesadelo.

Arbitragem : Foi um pouco confusa mas não compreementeu o resultado do jogo.

Costa Rica : Fez uma excelente partida e soube explorar a fragilidade do time americano.

Análise da partida 

A seleção americana teve uma péssima atuação, Klinsmann novamente optou no esquema 3-5-2 no que resultou num desastre. Sua equipe mostrou ter muita dificuldade no sistema defensivo e foi completamente anulado na criação de jogadas.

Link

http://matchcenter.mlssoccer.com/matchcenter/2016-11-15-costa-rica-vs-us-mens-national-team/recap

domingo, 6 de novembro de 2016

Estados Unidos 1 x 2 México (Hexagonal Final, eliminatórias para Copa do Mundo de 2018)





No dia 11 de novembro de 2016 o U.S. Team abre a primeira rodada do Hexagonal Final da CONCACAF para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 na Russia contra o México no Mapfre Stadium Columbus, Ohio. Esse mesmo estádio foi palco de um jogo histórico entre as duas equipes que aconteceu no dia 28 de fevereiro de 2001 pela eliminatórias para Copa do Mundo de 2002 pelo Hexagonal Final do qual os americanos venceram por 2a0, esse jogo ficou conhecido como Dos a Cero.

Estados Unidos e México protagonizam uma rivalidade de 80 anos e já se enfrentaram por 66 vezes, os mexicanos lideram o confronto com 34 vitorias, os americanos venceram 19 vezes e as duas seleções empataram 14 vezes. O retrospecto parece negativo para a seleção Yankee mas desde a metade da década de 80 os números favorecem os Estados Unidos que tem um recorde de 16 vitorias, 11 empates e 11 derrotas desde 1985. A partir da década de 2000 os o U.S. Team tem números ainda mais positivos com um recorde de 13 vitorias, 5 empates e 6 derrotas. O jogo mais importante entre as duas seleções foi na Copa do Mundo de 2002 pelas oitavas de final do qual os americanos venceram por 2a0.

Convocados

Goleiros
(4): Brad Guzan (Middlesbrough), Ethan Horvath (Molde), Tim Howard (Colorado Rapids), William Yarbrough (Club Leon)

Defesas (9): Matt Besler (Sporting Kansas City), Steve Birnbaum (D.C. United), John Brooks (Hertha Berlin), Cameron Carter-Vickers (Tottenham Hotspur), Timmy Chandler (Eintracht Frankfurt), Omar Gonzalez (Pachuca), Fabian Johnson (Borussia Moenchengladbach), Michael Orozco (Club Tijuana), DeAndre Yedlin (Newcastle United)

Meio campistas (9): Alejandro Bedoya (Philadelphia Union), Michael Bradley (Toronto FC), Lynden Gooch (Sunderland), Julian Green (Bayern Munich), Jermaine Jones (Colorado Rapids), Sacha Kljestan (New York Red Bulls), Christian Pulisic (Borussia Dortmund), Caleb Stanko (FC Vaduz), Graham Zusi (Sporting Kansas City)


Atacantes (4): Jozy Altidore (Toronto FC), Aron Johannsson (Werder Bremen), Jordan Morris (Seattle Sounders FC), Bobby Wood (Hamburg)

Nota : Allan Gordon substitui Jordan Morris por lesão.

Análise da Convocação 

Howard e Guzan são os principais goleiros do U.S. Team. Ethan Horvath e William Yarbrough mostraram ser boas opções, Klinsmann escolheu muito bem os goleiros nessa convocação.

Na defesa o treinador do U.S. Team acertou na maioria dos nomes, eu particularmente gosto de ver Chandler e Johnson juntos. O único jogador dos convocados que eu não gostei foi Michael Orozco, Matt Hedges poderia estar na lista, ele está disputando o prêmio de defesa do ano da MLS.

No meio campo, Klinsmann escolheu muito bem, conseguiu chamar jogadores criativos e que defendem bem. No lugar do Zusi poderia estar Sebastian Lletget que pode jogar pelas pontas e exerce muito bem a função de meia de ligação (carregar a bola da defesa para o ataque) no LA Galaxy.

Todos os atacantes que Klinsmann convocou estão fazendo uma boa temporada em seus clubes e todos eles merecem ser convocados.

Atualização : A substituição de Allan Gordon no lugar de Jordan Morris é pífia, Klinsmann poderia ter chamado Landon Donovan, ele iria contribuir dando experiencia e liderança ao time.

Análise Final

O treinador da seleção americana Jürgen Klinsmann convocou bem os 26 nomes para as duas primeiras rodadas do Hexagonal da CONCACAF para as eliminatórias para Copa do Mundo de 2018 contra o México e a Costa Rica. Somente Zusi e Orozco são os jogadores mais questionados na lista, nomes como : Sebastian Lletget, Matt Hedges e Danny Williams poderiam facilmente estar entre os 26 convocados.





USA XI 5-3-2 : Howard; Besler, Brooks, Gonzalez, Chandler; Johnson, Bradley, Jones, Pulisic; Wood, Altidore.

México XI 4-5-1 : Talavera, Moreno Márquez, Reyes, Guardado, Dos Santos, Herrera, Layún, Corona, Chicharito e Vela.


Alguns eventos esportivos têm uma importância muito maior do que o jogo em si. A partida dos Estados Unidos contra o México era um tal evento: A partida começou num bom ritmo, México dominou os primeiros minutos e chegou muito perto de abrir o placar com Corona que mandou uma bomba na trave. Aos 20 minutos Layún abriu o placar para os mexicanos. Aos 33 minutos, Bradley cobrou falta, Altidore cabeceou para o meio da área e por pouco não iguala a partida. Aos 35 minutos aconteceu um revéspara os americanos na partida, o experiente goleiro Tim Howard se lesionou na cobrança de tiro de meta e teve que ser substituído. Logo no início do segundo tempo Altidore fez uma impressiona-te corrida, ele passou para Wood que cortou o zagueiro e empatou a partida.Durante o restante do segundo tempo os americanos dominaram mas no fim do jogo Rafa Márquez fez o gol da virada.


Notas 


Howard (7,0) Não teve culpa no gol, fez uma boa partida.

Besler (6,0) Teve bastante trabalho mas não cometeu erros relevantes.

Brooks (6,5) Foi bem presente na defesa.

Gonzalez (6,5) Foi bem na defesa, fez uma partida bem disciplinada.

Chandler (7,0) Foi muito ativo pela direita.

Johnson (7,5) Fez uma grande partida, ajudou muito na criação e na defesa.

Jones (6,5) Lutou muito no meio campo.

Bradley (6,5) Fez uma boa partida, fez bons passes.

Pulisic (7,0) Se mostrou muito técnico.

Wood (8,0) Excepcional, lutou muito, fez um gol.

Altidore (8,0) Foi um dos melhores do time, está em excelente fase.

Guzan (6,0) Não teve culpa no gol.

Yedlin (5,5) Não conseguiu ter a mesma efetividade que Chandler.

Orozco (entrou no fim, sem nota)

Klinsmann (5,5) Armou muito mal o time no primeiro tempo, quando passou a jogar no 4-4-2 sua equipe melhorou, suas substituições não deram efeito.

México : Chicharito e  Layún foram os destaques do jogo.

Arbitragem : Soube conduzir o jogo.


Análise 

Os americanos foram mal no primeiro tempo, Klinsmann errou em escalar o time no 5-3-2, com essa formação a equipe foi muito ineficiente, ainda no primeiro tempo o treinador mudou para o 4-4-2 o que equilibrou a partida. No segundo tempo os Estados Unidos jogando no bom esquema do 4-4-2 melhoraram significativa, inclusive foram melhor do que seu adversário, conseguiram o gol de empate e tiveram mais presença no ataque. As substituições no segundo tempo deram efeito, na verdade Yedlin não entrou bem fazendo que o U.S. Team tivesse menos efetividade pelo lado direito. Apesar da derrota o único ponto negativo foi o erro de Klinsmann na formação da equipe, quando ele consertou o equivoco os Estados Unidos jogaram melhor.

Curiosidades


Foi a primeira vez em que os Estados Unidos perdeu para os mexicanos jogando em Columbus.


Links

http://matchcenter.mlssoccer.com/matchcenter/2016-11-11-us-mens-national-team-vs-mexico/recap

terça-feira, 1 de novembro de 2016

NASL Playoffs 2016 Análise e previsão






A North American Soccer League chegou a tão esperada fase de playoffs e quatro equipes vão disputar pelo título da NASL Soccer Bowl 2016 : New York Cosmos, Indy Eleven, FC Edmonton e Rayo OKC.


New York Cosmos : O New York Cosmos conquistou a Fall season & NAST. a equipe tem um poderoso ataque, é o melhor da liga. Cosmos tem a segunda melhor defesa e o melhor saldo de gol sem dúvidas é a equipe que chega mais forte para o Soccer Bowl, tenho certeza que o NY Cosmos chega a fina mas mesmo com a excelente campanha deve ficar com o vice campeonato.

Indy Eleven : A equipe de indiana sem duvidas tem um dos projetos mais interessantes na NASL mas bateu na trave nas últimas duas temporadas. Neste ano a equipe surpreendeu a todos  econquistou a Spring season e conseguiu se classificar para os playoffs. Eu estou muito confiante com o Indy Eleven e eu acredito que eles podem surpreender a todos novamente conquistando o Soccer Bowl.

FC Edmonton : Desde de 2011 na NASL está é a segunda vez que a equipe canadense chega aos playoffs a primeira foi justamente em 2011. Nesta temporada o FC Edmonton fez uma boa campanha, os canadenses tem a melhor defesa da liga. Pela minha previsão o FC Edmonton deve cair diante o Indy Eleven.

Rayo Oklahoma City : A equipe de Oklahoma conseguiu um grande feito na NASL, de se classificar para os playoffs no seu ano de estreia da liga. Pela minha previsão o Rayo Oklahoma City deve cair diante o NY Cosmos mas isso não tira o mérito da equipe estreante que teve uma grande temporada.


Links

http://ussupersoccer.blogspot.com.br/2016/03/north-american-soccer-league-2016.html

http://www.nasl.com/