segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Jurgen Klinsmann demitido pela Federação Americana





U.S. Soccer Federation anunciou a demissão do treinador e diretor Jurgen Klinsmann nesta segunda feira dia 21 de novembro de 2016. Klinsmann  foi contratado como treinador do U.S. Team em 29 de julho de 2011, sob o comando da seleção Yankee ele tem um recorde de 55-27-16. Nesse período a seleção americana conquistou a Gold Cup de 2013, se classificou em primeiro lugar no Hexagonal Final da CONCACAF para Copa do Mundo de 2014 e chegou até as oitavas de final na Copa do Mundo disputada no Brasil em 2014 mas Klinsmann colecionou alguns momentos como a desapontante campanha na Gold Cup de 2015 e pela eliminatória para Copa do Mundo de 2018 na Rússia.


Campanha

Klinsmann variou entre bons e maus momentos, ele foi muito inconsistente sob o comando da seleção americana. Insistir em esquemas como 3-4-3, 4-3-3 ou 3-5-2  além de convocar alguns jogadores supervalorizados e ignorar bons nomes resume alguns erros cometidos pelo treinador alemão.

Apesar do retrospecto de Klinsmann como treinador da seleção americana parecerem ser bons, são números que enganam. Contra as 20 melhores equipes do ranque da FIFA (em jogos oficiais) o treinador alemão tem a pior campanha comprados com seus antecessores como Bora Milutinović, Steve Sampson, Bruce Arena e Bob Bradley. Na posse de bola, contra as dez melhores equipes pelo ranque da FIFA o treinador alemão também tem o pior retrospecto comparado com seus antecessores.

Klinsmann também colecionou uma serie de recordes negativos como perder a invencibilidade de jogos contra o México jogando em Columbus, com ele no comando a seleção americana perdeu pela primeira vez para Jamaica e o quarto lugar na Gold Cup de 2015 foi a pior colocação do U.S. Team desde 2000.


Polêmica

A decisão de cortar Landon Donovan para Copa do Mundo de 2014 foi a mais controversa na história da seleção americana, Donovan nunca deveria ter ficado de fora da Copa do Mundo, esse foi o erro capital de Klinsmann que pagou por isso na Gold Cup de 2015 (A Gold Cup de 2015 foi a primeira sem Donovan desde 2000) no qual a os Estados Unidos fizeram uma campanha com atuações muito fracas.


Possíveis Sucessores 

Bruce Arena (LA Galaxy) : Arena segue como o favorito para assumir o cargo da seleção americana, Bruce fez um excelente trabalho no comando no U.S. Team e teve uma carreira vitoriosa na Major League Soccer, aos 65 anos Bruce Arena já cogitou aposentadoria. Ele seria uma excelente escolha, mas a curto prazo.

Jason Kreis (Orlando City) Kreis conseguiu transformar o Real Salt Lake que era uma equipe coadjuvante na Major League Soccer numa das principais equipes da liga, ele seria um dos principais treinadores para a seleção americana.

Dominic Kinnear (San Jose Earthquakes) Kinnear é muito experiência, ele foi bi campeão da Major League Soccer e seria um bom nome.

Caleb Porter (Portland Timbers) Porter é um treinador jovem com excelente potencial, ele conquistou a Major League Soccer pelo Portland Timbers e seria uma dos melhores opções para o cargo.

Oscar Pareja (FC Dallas) Pareja esta fazendo um grande trabalho no FC Dallas, ele é um especialista em jovens e é um bom nome para o cargo.

Bob Bradley (Swansea City) Com títulos nos Estados Unidos, Bradley fez um grande trabalho na seleção americana, ele é o treinador americano mais internacional dos Estados Unidos com passagens em times da Europa e pela seleção do Egito, ele seria uma ótima opção.

Tab Ramos e Brad Friedel trabalham nas categorias de base da seleção americana e seriam bons nomes num futuro  próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário