domingo, 6 de novembro de 2016

Estados Unidos 1 x 2 México (Hexagonal Final, eliminatórias para Copa do Mundo de 2018)





No dia 11 de novembro de 2016 o U.S. Team abre a primeira rodada do Hexagonal Final da CONCACAF para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 na Russia contra o México no Mapfre Stadium Columbus, Ohio. Esse mesmo estádio foi palco de um jogo histórico entre as duas equipes que aconteceu no dia 28 de fevereiro de 2001 pela eliminatórias para Copa do Mundo de 2002 pelo Hexagonal Final do qual os americanos venceram por 2a0, esse jogo ficou conhecido como Dos a Cero.

Estados Unidos e México protagonizam uma rivalidade de 80 anos e já se enfrentaram por 66 vezes, os mexicanos lideram o confronto com 34 vitorias, os americanos venceram 19 vezes e as duas seleções empataram 14 vezes. O retrospecto parece negativo para a seleção Yankee mas desde a metade da década de 80 os números favorecem os Estados Unidos que tem um recorde de 16 vitorias, 11 empates e 11 derrotas desde 1985. A partir da década de 2000 os o U.S. Team tem números ainda mais positivos com um recorde de 13 vitorias, 5 empates e 6 derrotas. O jogo mais importante entre as duas seleções foi na Copa do Mundo de 2002 pelas oitavas de final do qual os americanos venceram por 2a0.

Convocados

Goleiros
(4): Brad Guzan (Middlesbrough), Ethan Horvath (Molde), Tim Howard (Colorado Rapids), William Yarbrough (Club Leon)

Defesas (9): Matt Besler (Sporting Kansas City), Steve Birnbaum (D.C. United), John Brooks (Hertha Berlin), Cameron Carter-Vickers (Tottenham Hotspur), Timmy Chandler (Eintracht Frankfurt), Omar Gonzalez (Pachuca), Fabian Johnson (Borussia Moenchengladbach), Michael Orozco (Club Tijuana), DeAndre Yedlin (Newcastle United)

Meio campistas (9): Alejandro Bedoya (Philadelphia Union), Michael Bradley (Toronto FC), Lynden Gooch (Sunderland), Julian Green (Bayern Munich), Jermaine Jones (Colorado Rapids), Sacha Kljestan (New York Red Bulls), Christian Pulisic (Borussia Dortmund), Caleb Stanko (FC Vaduz), Graham Zusi (Sporting Kansas City)


Atacantes (4): Jozy Altidore (Toronto FC), Aron Johannsson (Werder Bremen), Jordan Morris (Seattle Sounders FC), Bobby Wood (Hamburg)

Nota : Allan Gordon substitui Jordan Morris por lesão.

Análise da Convocação 

Howard e Guzan são os principais goleiros do U.S. Team. Ethan Horvath e William Yarbrough mostraram ser boas opções, Klinsmann escolheu muito bem os goleiros nessa convocação.

Na defesa o treinador do U.S. Team acertou na maioria dos nomes, eu particularmente gosto de ver Chandler e Johnson juntos. O único jogador dos convocados que eu não gostei foi Michael Orozco, Matt Hedges poderia estar na lista, ele está disputando o prêmio de defesa do ano da MLS.

No meio campo, Klinsmann escolheu muito bem, conseguiu chamar jogadores criativos e que defendem bem. No lugar do Zusi poderia estar Sebastian Lletget que pode jogar pelas pontas e exerce muito bem a função de meia de ligação (carregar a bola da defesa para o ataque) no LA Galaxy.

Todos os atacantes que Klinsmann convocou estão fazendo uma boa temporada em seus clubes e todos eles merecem ser convocados.

Atualização : A substituição de Allan Gordon no lugar de Jordan Morris é pífia, Klinsmann poderia ter chamado Landon Donovan, ele iria contribuir dando experiencia e liderança ao time.

Análise Final

O treinador da seleção americana Jürgen Klinsmann convocou bem os 26 nomes para as duas primeiras rodadas do Hexagonal da CONCACAF para as eliminatórias para Copa do Mundo de 2018 contra o México e a Costa Rica. Somente Zusi e Orozco são os jogadores mais questionados na lista, nomes como : Sebastian Lletget, Matt Hedges e Danny Williams poderiam facilmente estar entre os 26 convocados.





USA XI 5-3-2 : Howard; Besler, Brooks, Gonzalez, Chandler; Johnson, Bradley, Jones, Pulisic; Wood, Altidore.

México XI 4-5-1 : Talavera, Moreno Márquez, Reyes, Guardado, Dos Santos, Herrera, Layún, Corona, Chicharito e Vela.


Alguns eventos esportivos têm uma importância muito maior do que o jogo em si. A partida dos Estados Unidos contra o México era um tal evento: A partida começou num bom ritmo, México dominou os primeiros minutos e chegou muito perto de abrir o placar com Corona que mandou uma bomba na trave. Aos 20 minutos Layún abriu o placar para os mexicanos. Aos 33 minutos, Bradley cobrou falta, Altidore cabeceou para o meio da área e por pouco não iguala a partida. Aos 35 minutos aconteceu um revéspara os americanos na partida, o experiente goleiro Tim Howard se lesionou na cobrança de tiro de meta e teve que ser substituído. Logo no início do segundo tempo Altidore fez uma impressiona-te corrida, ele passou para Wood que cortou o zagueiro e empatou a partida.Durante o restante do segundo tempo os americanos dominaram mas no fim do jogo Rafa Márquez fez o gol da virada.


Notas 


Howard (7,0) Não teve culpa no gol, fez uma boa partida.

Besler (6,0) Teve bastante trabalho mas não cometeu erros relevantes.

Brooks (6,5) Foi bem presente na defesa.

Gonzalez (6,5) Foi bem na defesa, fez uma partida bem disciplinada.

Chandler (7,0) Foi muito ativo pela direita.

Johnson (7,5) Fez uma grande partida, ajudou muito na criação e na defesa.

Jones (6,5) Lutou muito no meio campo.

Bradley (6,5) Fez uma boa partida, fez bons passes.

Pulisic (7,0) Se mostrou muito técnico.

Wood (8,0) Excepcional, lutou muito, fez um gol.

Altidore (8,0) Foi um dos melhores do time, está em excelente fase.

Guzan (6,0) Não teve culpa no gol.

Yedlin (5,5) Não conseguiu ter a mesma efetividade que Chandler.

Orozco (entrou no fim, sem nota)

Klinsmann (5,5) Armou muito mal o time no primeiro tempo, quando passou a jogar no 4-4-2 sua equipe melhorou, suas substituições não deram efeito.

México : Chicharito e  Layún foram os destaques do jogo.

Arbitragem : Soube conduzir o jogo.


Análise 

Os americanos foram mal no primeiro tempo, Klinsmann errou em escalar o time no 5-3-2, com essa formação a equipe foi muito ineficiente, ainda no primeiro tempo o treinador mudou para o 4-4-2 o que equilibrou a partida. No segundo tempo os Estados Unidos jogando no bom esquema do 4-4-2 melhoraram significativa, inclusive foram melhor do que seu adversário, conseguiram o gol de empate e tiveram mais presença no ataque. As substituições no segundo tempo deram efeito, na verdade Yedlin não entrou bem fazendo que o U.S. Team tivesse menos efetividade pelo lado direito. Apesar da derrota o único ponto negativo foi o erro de Klinsmann na formação da equipe, quando ele consertou o equivoco os Estados Unidos jogaram melhor.

Curiosidades


Foi a primeira vez em que os Estados Unidos perdeu para os mexicanos jogando em Columbus.


Links

http://matchcenter.mlssoccer.com/matchcenter/2016-11-11-us-mens-national-team-vs-mexico/recap

Nenhum comentário:

Postar um comentário