quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Estados Unidos nas Olimpíadas de 1992



Os jogos olímpicos de Barcelona de 1992 foi vigésima quinta edição do torneio de futebol nas Olimpíadas, e a décima participação dos Estados Unidos no futebol. Nos jogos de 1992 foi usado o modelo dos jogadores até 23 anos pela primeira vez da historia dos jogos. Dezesseis equipes de seis continentes diferentes se classificaram para o torneio. A seleção americana caiu no Grupo A, com : Itália, Polônia e Kuwait. Os americanos nunca enfrentaram a Polônia e Kuwait em torneios olímpicos mas enfrentaram os italianos por quatro vezes, a primeira em 1936, os americanos perderam por 1a0, em 1948 os americanos foram goleados por 9a0, em 1952, Itália goleou novamente os Estados Unidos desta vez por 8x0, na quarta vez em 1984 nos jogos de Los Angeles os americanos perderam por 1a0.


Road To Barcelona 

Os Estados Unidos chegaram confiantes para o torneio, os americanos viviam a badalação de sediar a Copa do Mundo de 1994, além disso conquistaram o Pan Americano de 1991 pela primeira vez na historia. No Pré Olímpico da CONCACAF de 1992 os Estados Unidos protagonizaram uma excelente campanha o que deu o título ao americanos, o único até hoje: Foram dez jogos, oito vitorias, um empate e uma derrota. Os Estados Unidos tiveram um ataque extremamente positivo com trinca e cinco gols marcados e apenas treze sofridos. A campanha dos Estados Unidos teve grande contribuição de Steve Snow que marcou onze gols em nove jogos. Snow também foi artilheiro do time no Pan Americano de 1991 com quatro gols. Lothar Osiander era o treinador da seleção americana, ele estava no comando da seleção yankee desde 1986 e os jogos olímpicos de 1992 seria a segunda Olimpíada de Osiander com a seleção dos Estados Unidos, a primeira foi em 1988.

Os Jogos 

Os Estados Unidos perderam na estreia para Itália por 2a1, no segundo jogo os americanos por venceram Kuwait por 3a1, com gols de Brose, Lagos e Snow. No último jogo os Estados Unidos empataram com a Polônia por 2a2, Imler e Snow marcaram para os americanos. Com um recorde de 1-1-1 com cinco gols marcados e quatro sofridos os Estados Unidos foram eliminados na fase de grupos. Após a eliminação o treinador Lothar Osiander foi demitido.

Snow vs Osiander 

Steve Snow ficou de fora no jogo de estreia dos Estados Unidos, mas marcou nos dois jogos em que jogou. Um dos motivos de Snow ter ficado de fora no jogo contra a Itália seria as desavenças do treinador Lothar Osiander com Snow que acusa o jogador de esta acima do peso, lento e individualista.

Artilheiros 

1. Snow 2 gols
2. Manny Lagos, Joe Max Moore e Erik Imler 1 gol

Colocação Final : Nono Lugar

Elenco

Goleiros 

Brad Friedel (21 anos) UCLA (NCAA, USA)
Ian Feuer  (21 anos)  R.W.D. Molenbeek (Belgian First Division, Bélgica)

Defesas 

Cam Rast (22 anos) Santa Clara University (NCAA, EUA)
Alexi Lalas (22 anos) US Soccer
Mike Burns (21 anos) US Soccer
Erik Imler   (21 anos) Virginia Cavaliers (NCAA, EUA)
Mike Lapper (19 anos) US Soccer
Troy Dayak  (21 anos)  San Francisco Bay Blackhawks (APSL, EUA)
Zak Ibsen (20 anos)  UCLA (NCAA, EUA)
Curt Onalfo (22 anos)  FC La Ciotat (quinta divisão, França)

Meio-Campistas

Dario Brose (22 anos) Stade Briochin (França)
Claudio Reyna (19 anos) Virginia Cavaliers (NCAA, EUA)
Yari Allnutt (22 years) University of Portland (NCAA, USA)
Cobi Jones (22 anos) US Soccer
Manny Lagos (22 anos) Minnesota Thunder
Mike Huwiler (20 anos) Virginia Cavaliers (NCAA)
Chris Henderson (21 anos) Seattle Storm

Atacantes 

Dante Washington (21 anos) Radford (NCAA, EUA)
Steve Snow (21 anos) Standard de Liège (Belgian First Division, Bélgica)
Joe-Max Moore (21 anos) UCLA (NCAA, EUA)


Treinador : Lothar Osiander


Análise

Lothar Osiander montou uma boa equipe, a maioria dos jogadores disputavam a NCAA e oito dos convocados iriam disputar a Copa do Mundo de 1994. Os Estados Unidos caíram num grupo equilibrado e ter ficadona primeira fase não foi um mal resultado. Eu não acho que as desavenças de Osiander com Snow influenciaram na eliminação mas foi um erro deixar ele no banco no jogo contra a Itália.

Curiosidades 

O irmão de Steve Snow também era jogador de futebol, Ken Snow teve muito sucesso no Indoor Soccer é também é membro do Soccer America College Team of the Century.

Brad Friedel, Mike Burns, Alexi Lalas, Claudio Reyna, Cobi Jones, Joe-Max Moore, Mike Lapper e Chris Henderson jogaram na Copa do Mundo de 1994.

Mike Burns, Dario Brose, Troy Dayak, Steve Snow, Curt Onalfo e Cameron Rast disputaram a Copa do Mundo sub 20 de 1989.

Entre os convocados, três jogadores são membros do Soccer America College Team of the Century : Brad Friedel, Erik Imler e Claudio Reyna.


Tabelas, resultados e etc .

https://en.wikipedia.org/wiki/1992_CONCACAF_Men%27s_Pre-Olympic_Tournament

https://en.wikipedia.org/wiki/Football_at_the_1992_Summer_Olympics

https://www.youtube.com/watch?v=qXf9agIlkz4

https://www.youtube.com/watch?v=vJVFGCwQzQA

Nenhum comentário:

Postar um comentário