quarta-feira, 4 de junho de 2014

Centésimo Post : O primeiro Jogo do U.S. Team



O primeiro jogo da seleção americana aconteceu no dia 20 de agosto de 1916, mas antes de saber como foi o resultado do jogo vamos conhecer um pouco da história por trás da estreia do U.S. Team. A federação americana da futebol (USSF) foi fundada em 1913, com a missão estabelecer o soccer nos Estados Unidos e torna-lo competitivo, então no final de 1913 para 1914 foi criada a National Challenge Cup (hoje Lamar Hunt U.S. Open). Com um campeonato nacional os americanos tinham como meta participar de um campeonato internacional, a chance chegou em 1916 no meio da Primeira Guerra mundial ou melhor Grande Guerra quando a Noruega e a Suécia convidaram os Estados Unidos para um serie de jogos, eles eram países neutros e os americanos aceitaram o desafio de atravessar o Atlântico mesmo com os perigos da guerra.

United States Football Federation (hoje United States Soccer Federation) montou uma equipe que era composta por sua maioria de jogadores do noroeste dos Estados Unidos que é considerado um dos berços do soccer no país com Thomas Cahill como treinador, ele foi o primeiro treinador da seleção americana. Durante a viagem rumo ao velho continente a seleção americana teve tempo e condição para treinar.

O primeiro jogo dos Estados Unidos na Suécia foi uma partida não oficial contra uma equipe All Star de Estocolmo, o resultado foi um empate por 1-1 com um público de 20.000 torcedores. Cinco dias depois a seleção americana realizou o seu primeiro jogo oficial contra a Suécia que havia jogado 32 vezes desde 1890, a maioria dos seus jogos contra países escandinavos como Noruega e Finlândia. A seleção yankee venceu os donos da casa por 3-2, Dick Spalding marcou primeiro gol da partida e o primeiro gol dos Estados Unidos em jogos oficiais, Charles Ellis e Harry Cooper marcaram os outros gols da seleção americana na partida.

O terceiro jogo dos Estados Unidos na Suécia foi uma partida não oficial contra uma equipe de Suecos All Stars do qual os americanos perderam por 3-0. No quarto jogo e terceiro não oficial os americanos derrotaram Gothenburg All Stars por 2a1, o gol saiu nos minutos finais deixando os torcedores suecos furiosos ao ponto de agredirem os jogadores americanos.

A seleção americana viajou para Kristiania, Noruega (hoje Oslo) para disputar o seu segundo jogo oficial contra os noruegueses que nunca haviam vencido uma partida internacional. No jogo a seleção yankee perdeu jogadores por lesão e como não era permitidas substituições os americanos jogaram em desvantagem mas mesmo assim seguraram um empate por 1-1. Estados Unidos voltaram para Suécia para disputar uma revanche com Swedish all-stars do qual venceram por 2-1.



Time 

Goleiro

George Tintle (Independent FC)

Defesas

Albert Blakey (Putnam FC)
Neil Clarke (Bethlehem Steel)
Thomas Murray (Bethlehem Steel)
James Roberton (Brooklyn Celtic)
C.H. Spalding (Disston Athletic Association)

Meio-Campistas

Walter Burgin (Philadelphia Wanderers)
Matt Diedrichsen (Innisfails FC)
James Ford (Ryerson FC)
John Hemingsley (Scottish-Americans)
Clarence Smith (Babcock & Wilcox)
Thomas Swords (c) (Fall River Rovers)

Atacantes

Harry Cooper (New York Continentals)
Charles Ellis (Brooklyn Celtic)

Treinador  : Thomas Cahill


Jogos

U.S. Team 1x1 Estocolmo All Stars
U.S. Team 3x2 Suécia
U.S. Team 0x3 Swedish all-stars
U.S. Team 2x1 Gothenburg All Stars
U.S. Team 1-1 Noruega
U.S. Team 2-1 Swedish all-stars

Artilheiros :

1. Charles Ellis (3)
2. James Ford (2)
3.C.H. Spalding, Harry Cooper, Thomas Swords e John Hemingsley (1)

Curiosidades

.
Os Estados Unidos só foram jogar internacionalmente nas Olimpíadas de 1924 em Paris.

Os Estados Unidos só foram jogar novamente na Suécia em 1995.

Depois da excursão Charles Ellis treinou uma equipe em Estocolmo.

Um partida de baseball foi disputada entre EUA e Suécia, os americanos venceram por 29 a 22.

Recorde de todos os jogos : Três vitórias, dois empates e uma derrota.

Recorde de jogos oficiais : Uma vitória e um empate.

Seleção americana marcou nove gols e sofreu nove gols.

Thomas Cahill é considerado um dos país do futebol dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário