domingo, 30 de março de 2014

North American Soccer League : A Liga Extraordinária






A North American Soccer Leauge ( NASL ) foi uma liga de futebol dos Estados Unidos e do Canadá de 1968 a 1984. A liga chegou ao seu auge nos anos 70,  jogadores como : Pelé, Franz Beckenbauer, Carlos Alberto foram contratados pelo o lendário NY Cosmos graças Steve Ross, um visionário, que mudou a história do futebol dos Estados Unidos para sempre, outro visionário era Lamar Hunt um dos membros fundadores da liga . Com as contratações do NY Cosmos a liga chegou a outro nível, novas equipes foram formadas e mais jogadores conhecidos internacionalmente foram contratados, pode parecer estranho mas a NASL revolucionou o futebol no mundo e nos Estados Unidos, agora vamos conhecer mais sobre uns dos momentos mais celebres da história do futebol !

O Começo 


Apesar da NASL ser conhecida como uma liga badala repleta de jogadores famosos em seu inicio a coisa era bem diferente, na verdade parecia estar bem longe desse estatuto, a NASL no começo parecia mais uma liga semi profissional com atletas que além de disputarem jogos por suas equipes tinham outros empregos. A NASL teve sua origem na junção de duas ligas, a United Soccer Association ( 1966 ) e National Professional Soccer League  ( 1967 ) . As liga foram criadas após o sucesso da Inglaterra na Copa do Mundo de 1966, a conquista do mundial de 1966 ganhou muito atenção nos países de língua inglesa e isso refletiu nos Estados Unidos, porém o futebol estava praticamente na obscuridade no Estados Unidos  nos primeiros anos da liga, na sua estreia em 1968 a NASL contou com dezessete equipes mas no ano seguinte esse número reduziu para cinco devido a baixa média de público, as equipes não conseguiam pagar os salários dos jogadores que por sua maioria eram estrangeiros . Em 1969 Phil Woosnam se tornou comissario da liga e percebeu que ele tinha que ´´americanizar ´´ o jogo, então a NASL sofreu algumas mudanças em relação as regras tradicionais do futebol para atrair o publico americano, regras como : o tempo do jogo era de contagem regressiva, começa dos 90 mim e terminava quando chegava a 00, os shoot-outs ( Em vez de uma cobrança de pênalti em linha reta, o jogador começava a 35 metros do gol tendo cinco segundos para tentar marcar o gol num duelo entre o jogador de linha e o goleiro . Essa regra teve influencia no hóquei no gelo . Com a nova regra e um futuro projeto ambicioso para trazer os nomes mais importantes do futebol internacional a NASL de uma liga semi-profissional cresceu, chegando a um alto nível profissional que agora tinha atenção de todas as partes do mundo .

A Era de Ouro da NASL 






No período de 1969 - 1974 a NASL foi crescendo ocasionalmente, aos poucos novas equipes foram formadas e a média de publico foi  aumentando mas foi em 1975 que o visionário Steve Ross mudou a história do futebol dos Estados Unidos para sempre, Ross foi responsável por um verdadeiro Big Bang no futebol nos Estados Unidos, trazendo Pelé o melhor jogador de futebol de todos os tempos, o tri campeão mundial para jogar no New York Comos, na NASL, nos Estados Unidos. Ross conseguiu chamar atenção de todo mundo para o soccer nos Estados Unidos, Ross levou outros nomes para NY Comos, Giorgio Chinaglia, Franz Beckenbauer, Carlo Alberto e muitos outros . Outras equipes surgiram e ganharam mais investimento e rapidamente a NASL ficou repleta de lendas do futebol mundial ganhando atenção de todo mundo e a dos americanos . A média de publico de um salto de 7770, número mais alto até em 1974, a 10.295, chegando ao seu máximo em 1980 com a média de público de 14.440, o NY Cosmos tinha a melhor média de público, em 1978 teve  média de público de 47.856 , em 1977 num jogo entre NY Cosmos e Fort Lauderdale Strikers teve 77.691 fans num estádio a prova que o futebol era a nova moda nos Estados unidos e todos queriam ver, a  NASL teve um contrato televisivo de 8 anos com as principais redes de televisão dos Estados Unidos ( CBS, TVS e ABC ) .


O Fim da NASL e seu Legado 







 Desde de a aposentadoria de Pelé em 1977 a NASL aos poucos  foi perdendo atenção da mídia e do público fora que no final dos anos 70 e no inicio dos anos 80 os Estados Unidos entram numa crise financeira, em 1982 o desemprego chegou a atingir 10,8% o maior desde de o período da Grande Depressão nos Estados Unidos até aquela época . Tudo estava para piorar para NASL que também estava sendo atingida pela crise, seus proprietariados estavam perdendo dinheiro, enquanto as equipes da NFL gastava 40% do seu orçamento em salários as equipes da NASL gastavam 70% , para piorar a NASL ganhou uma competidora a MISL que estava  crescendo e ganhando popularidade, a NASL chegou até a criar sua própria liga ( NASL Indoor 1975-1976 e 1979-1984 ) para competir com a MISL, as duas ligam travaram disputas salarias nas ´´ Soccer Wars  ´´ , disputas que futuramente a NASL sairia perdendo . Quando a NASL perdeu os direitos televisivos no inícios dos anos 80 foi o praticamente o fim da liga que cada ano perdia equipes que não conseguiam se sustentar devido aos altos gastos e acabavam sendo extintas . Em novembro de 1982 quando a NASL estava vendo o seu fim de perto surgiu uma réstia de esperança. foi quando a Colômbia desistiu de sediar a Copa do Mundo de 1986, Steve Ross o mesmo homem que praticamente replantou o futebol no Estados Unidos e mudando história do esporte no país  viu a oportunidade de salvar a NASL fazendo os Estados Unidos sediarem o Mundial de 1986, caso os americanos sediassem eles teriam a atenção da mídia e do público de volta, fora os investimentos que liga precisava para sobreviver, apesar de Ross ter feito todo o possível para que os Estados Unidos sediassem a Copa do Mundo de 1986, o presidente da FIFA João Havelange fez a controversa decisão de escolher o México para sediar a Copa, país que já tinha sediado Copa em 1970, a decisão matou de vez a NASL que foi extinta em 1984, quatro anos depois os Estados Unidos ganharam a candidatura para sediar a Copa do Mundo de 1994 .

Análise 

A NASL  deixou um legado, ela plantou sementes e fez o futebol ser um dos esportes mais praticados pelos jovens na época nos Estados Unidos ( ainda é hoje ) . A NASL criou uma geração inteira de jogadores nos Estados Unidos, que surgiram nos anos seguintes levando o futebol a continuar a se desenvolver no país . Com certeza a NASL ajudou o futebol nos Estados Unidos a ser o que ele é hoje, como eu disse ela formou uma geração inteira de jogadores que dentro da sua maioria jogaram nos 80 e 90 e para mim a NASL foi a liga mais celebre de todas afinal que liga do mundo teve as maiores lendas do futebol mundial ?

Fontes :

http://en.wikipedia.org/wiki/North_American_Soccer_League_(1968%E2%80%931984)

http://www.nasl.com/

http://www.imdb.com/title/tt0489247/







2 comentários:

  1. A NASL foi no passado o que o oriente médio é hoje: paraíso comercial e financeiro para o ex atletas

    ResponderExcluir
  2. Heey outstanding blog! Does running a blog such as this require a lot of work?
    I've absolutely noo knowledge of computer programming however I had been hoping to
    start my own blog soon. Anyhow, should you have any ideas or techniques for new blog owners please
    share. I know this iss off topic however I simply wanted to ask.

    Many thanks!

    Here is my homepage ... pretty dresses for girls

    ResponderExcluir