domingo, 23 de março de 2014

Estados Unidos vs México : A Rivalidade





Todo fan de futebol é apaixonado por rivalidades e a intensidade de um ´´ clássico ´´  envolve qualquer um que vê os grandes jogos, as maiores rivalidades internacionais como : Brasil e Argentina, Alemanha e Inglaterra, Uruguai e Argentina, Itália e França, Espanha e Portugal e muitas outras . As mais tradicionais rivalidades do mundo estão situadas na Europa ou na América do Sul porém vamos falar de um confronto em especial, Estados Unidos e México, as duas seleções não estão entre as maiores potencias do futebol mundial, o confronto entre os dois times pode até não estar entre as principais rivalidades do futebol mundial para alguns, mas se você olhar o jogo com um diferente prisma você vai entender que a rivalidade entre Estados Unidos e México pode ser tão boa quanto ou até melhor do que as principais rivalidades no mundo. Vamos conhecer mais sobre esse clássico do futebol !


O primeiro Jogo 

Tudo começou num jogo para a classificação para Copa do Mundo de 1934 na Itália, a  American Soccer League ( ASL 1921 - 1933 ) tinha sindo extinta e com a depressão ( queda da bolsa no final dos anos 20 ) o futebol começou a ser visto como um esporte estrangeiro e aos poucos o futebol ou melhor soccer foi caindo no esquecimento em quando seus vizinhos e os países latinos americanos abraçaram o esporte, mesmo assim naquela ocasião os americanos venceram o México por 4a2 no que seria o primeiro jogo entre as duas seleções . Três anos mais tarde os mexicanos iniciaram uma serie de três vitórias sobres os americanos e dali começava o domínio mexicano no confronto e na America do Norte .

O Domínio Mexicano 


O  México começou seu amplo domínio no confronto entre as duas equipes, mesmo com a qualificação dos americanos para Copa do Mundo de 1950 os Estados Unidos foram batidos pelo México, depois do Mundial de 1950 o soccer na terra do Tio Sam entrou numa era negra e os americanos estavam distantes de participarem de uma Copa do Mundo. Ao longo das décadas de 1940 a 1980 o resultado mais positivo dos Estados Unidos eram um empate e nesse espaço de tempo isso só aconteceu três vezes, nos outros jogos os americanos sempre foram derrotados mas isso estava  para mudar, nesse mesmo período a North America Soccer League ( NASL 1968 - 1984 ) A NASL não criou um resultado imediato na seleção americana, os yanks ainda sofriam na obscuridade no futebol internacional porém eu acredito que a NASL plantou sementes e seu legado criou uma geração inteira de jogadores americanos que iram brilhar pelo U.S. Team .

Para mim o futebol  nos Estados Unidos se desenvolveu  muito nos anos 80, claro que para o resto do mundo o futebol eles ainda estavam em gatinhado mas foi em 1980 que os Estados Unidos conseguiram sua segunda vitória sobre os mexicanos, a primeira em 47 anos !! Apesar que nesse mesmo ano os Estados Unidos sofreram uma pesada derrota por 5a1 . Nos anos seguintes o confronto se tornou mais equilibrado e os americanos começavam a bater diante dos mexicanos .




Nos anos 90 o confronto começou a ganhar mais intensividade, agora os mexicanos não tinham mas ampla vantagem sobre seus rivais, o primeiro choque dos mexicanos foi na semi-final da Copa Ouro de 1991, disputado em Los Angeles apesar do jogo ser em território americano a torcida era mexicana mais isso não intimidou os americanos que saíram vitoriosos pelo placar de 2a0 . Mesmo com seu domínio ameaçado pelo U.S. Team eles ainda estavam dominando a CONCACAF,  eles conquistaram por três vezes a Copa Ouro e duas delas em cimas dos Estados Unidos mas a história estava para mudar .


Dos A Cero : A Conquista Yankee





Pode se dizer que nos anos 2000 finalmente os Estados Unidos chegaram ao mesmo nível do México, durante essa década houve vários confrontos e pela primeira vez os americanos tiveram a vantagem . Na Copa do Mundo de 2002 aconteceu o jogo mais importante entre as duas equipes, foi nas oitavas de final, México tinham ganhado por 3 vezes seguidas a Copa Ouro e os americanos haviam criado uma liga profissional em 1996 a MLS, os Estados Unidos não eram mais os mesmos, um bando de jogadores universitários agora eles eram profissionais dispostos a enfrentar qualquer um de igual para igual principalmente o México !
Os americanos venceram o jogo por 2a0, o jogo ficou conhecido como Dos a Cero, tenho certeza que os mexicanos trocariam todo seu domínio e suas vitórias por aquela que foi a mais importante do confronto entre as duas equipes .

Os americanos realmente evoluíram desde da criação da MLS, de 2000 a 2013 aconteceram 21 jogos entre as duas seleções, 12 vitórias dos americanos e inclusive num amistoso disputado em os americanos venceram o México no temido estádio Azteca pela primeira vez na história , 5 mexicanas e 4 empates. Isso mostra  que os americanos finalmente passaram os seus maiores rivais, claro que o nível entre as duas seleções ainda estão próximos mas agora quem parece que esta na frente são os americanos .


Artilheiros do U.S. Team contra o México





Fonte :

http://www.goal.com/en-us/news/66/united-states/2009/02/03/1091873/davis-why-us-mexico-is-soccers-greatest-rivalry

http://en.wikipedia.org/wiki/Mexico%E2%80%93United_States_soccer_rivalry

http://www.theguardian.com/football/2013/sep/10/usa-mexico-world-cup-concacaf-rivalry

Nenhum comentário:

Postar um comentário