segunda-feira, 16 de setembro de 2013

U.S. Soccer Centennial : Estados Unidos na Copa do Mundo de 1934


Inicio                          

Os americanos tinham surpreendido o mundo com uma boa campanha na Copa do Mundo de 1930, sua equipe era formada por jogadores da ASL  (American Soccer League) na época o futebol nos Estados Unidos era popular e a American Soccer League só ficava atrás da liga de baseball porém a grande depressão afetou muito o futebol no país e o apoio financeiro da liga secou, era o começo do fim para o esporte nos Estados Unidos que iria cair no ostracismo.


Ruma a Copa do Mundo


Em 1934 a equipe americana foi formada em uma serie de partidas amistosas dentro dos Estados Unidos, com o primeiro e o terceiro jogos realizados na Filadélfia e o segundo e New Jersey.

Na primeira partida em 2 de maio de 1934, a equipe dos Estados Unidos venceu a Liga da Pensilvânia All-Stars por 8-0. Dois dias mais tarde, em Newark, New Jersey, os americanos perderam por 4-0 para uma equipa da ASL All-Star que incluía o lendário Archie Stark, que não tinha sido ido para Copa do Mundo de 1930 por razões comerciais. Na partida final, em 5 de maio, os Estados Unidos bateram o leste da Pensilvânia All-Stars por 2-0.

Assim como na Copa do Mundo de 1930 a seleção yankee era formada por jogadores da American Soccer League. Philadelphia German-Americans foi o time com mais jogadores convocados, ao todo foram cinco. St. Louis Stix, Baer & Fuller e Pawtucket Rangers com quatro jogadores e New York Americans, Cleveland Slavia, Chicago Wonderbolts, Brooklyn Celtic, Baltimore Canton e Pittsburgh Curry Silver Tops com um jogador cada.

Apenas quatro jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 1930 são eles Tom Florie, George Moorehouse, Billy Gonsalves e Jimmy Gallagher. Apesar da experiências desses jogadores o destaque do time era Aldo Donelli.


Aldo " Buff " Donelli



Aldo " Buff " Donelli, nascido em Morgan numa cidade no oeste da Pensilvânia, frequentava a Universidade de Duques e jogava para o time de futebol americano de seu colégio, aos sábados jogava em campeonatos de futebol amador (soccer). Em 1929, ele estava na equipe de Heidelberg FC que venceu a National Amateur Cup. Donelli estava jogando para os Curry Silver Tops em Pittsburgh, quando ele recebeu um convite para jogar para a equipe dos Estados Unidos. Ele marcou um hat-trick no seu primeiro jogo e viria a marcar todos gols em todos os jogos que jogou pelo os Estados Unidos na Copa do Mundo de 1934.

A Grande Depressão 

Assim como o  futebol tinha sido atingido duramente pela depressão, a United States Association Football também foi afetada pela crise. Por causa de seu status financeiro incerto, USFA foi no prazo final da apresentação para competir na Copa do Mundo de 1934. A Fédération Internationale de Football Association (FIFA) aceitou o pedido dos Estados Unidos com a condição de que os americanos teriam que jogar uma partida repescagem contra o vencedor da pré-eliminatória norte-americana, o México. O local do jogo de qualificação seria em Roma, no estadio Nazionale del Partito Nazionale Fascista.


Jogo de qualificação contra o México (Estados Unidos 4 x 2 México)

No dia 24 de maio de 1934, Estados Unidos e México enfrentaram pela primeira vez na história com a presença do ditador Mussolini e do embaixador americano no estadio Nazionale del Partito Nazionale Fascista. Os americanos marcaram o primeiro gol com Donelli aos 15 minutos do primeiro tempo. Os mexicanos empataram sete minutos depois, próximo aos 30 minutos Aldo Donelli marcou novamente deixando os americanos com um gol de vantagem.

No segundo tempo México teve um jogador expulso, com vantagem de um jogador a mais os americanos pressionaram para ter o controle da partida. Aos 73 minutos Donelli marcou o terceiro gols dos yankees na partida fazendo que o U.S. Team ficasse com dois gols de vantagem, os mexicanos ensaiaram uma reação ao marcar o seu segundo no jogo mas depois viram Aldo Donelli concretizar a vitória dos Estados Unidos marcando o seu quarto gol dando a vitória para os americanos por 4a2.

O Jogo Contra os Donos da Casa

Os americanos teriam como adversários os anfitriões no primeiro Round da Copa do Mundo de 1934, que tinham renovado sua equipe após uma derrota para Áustria por 4a2. Vittorio Pozzo montou uma super equipe com os melhores jogadores de seu país e também se aproveitado da regulamentação da FIFA que foi permissiva na convocação de jogadores argentinos (Rimpatriati, jogadores com herança italiana) como Raimondo Orsi, que marcou dois gols jogando pela Argentina contra os Estados Unidos nas Olimpíadas de 1928, e Luisito Monti, que havia disputado os jogos Olímpicos de 1928 e Copa do Mundo de 1930 pela Argentina.

Os Estados Unidos enfrentaram a Itália no Stadio Nazionale del PNF em 27 de maio frenta a uma plateia enlouquecida que contava com a presença do ditador Mussolini e de seu filho. Os italianos venceram a partida por 7a1, com três gols de Schiavio, dois de Orsi e um de Ferrari e Meazza. Aldo Donelli o artilheiro americano fez o gol de honra dos Estados Unidos.


Após a Copa do Mundo 

Billy Gonsalves disse ao Futebol Monthly "perder para a Itália não foi nenhuma desgraça. Eles passaram a ganhar a Copa do Mundo. Nós cumprimentou - nós em conseguimos marcar um gol solitário contra um time desse calibre, com jogadores de classe mundial de duas potências do futebol de classe mundial (italianos e argentinos repatriados). " Donelli descreveu a equipe Itália como" provavelmente o maior grupo de futebol internacional do mundo. "

Depois de uma curta turnê na Alemanha, a equipe americana voltou para casa, jogadores norte-americanos, como Billy Gonsalves e Aldo Donelli, receberam propostas para jogar na Europa, mas sentindo as tensões políticas crescentes na Europa eles decidiram voltar para os Estados Unidos.
Essas tensões políticas levariam os Estados Unidos a não entrar para qualificação para a Copa do Mundo de 1938, em Paris.

Goleiro

Gulius Hjulian          (Chicago Wonderbolts)

Defesas

George Moorhouse (New York Americans)
Ed Czerkiewicz (Pawtucket Rangers)
Joe Martinelli          (Pawtucket Rangers)
Al Harker          (Philadelphia German-Americans)
Herman Rapp          (Philadelphia German-Americans)

Meio-Campistas 

Tom Amrhein            (Baltimore Canton)
Tom Lynch (Brooklyn Celtic)
Jimmy Gallagher    (Cleveland Slavia)
Tom Florie            (Pawtucket Rangers)
Bill Fiedler            (Philadelphia German-Americans)
Peter Pietras            (Philadelphia German)
Billy Gonsalves (St. Louis Stix, Baer & Fuller)
William Lehman (St. Louis Stix, Baer & Fuller)

Atacantes 

Walter Dick          (Pawtucket Rangers)
Francis Ryan          (Philadelphia German-Americans)
Aldo Donelli          (Pittsburgh Curry Silver)
Willie McLean         (St. Louis Stix, Baer & Fuller)
Werner Nilsen          (St. Louis Stix, Baer & Fuller)

Treinador : David Gould

Curiosidades 

Billy Gonsalves iria continuar no jogar futebol profissionalmente, Aldo Donelli retornou ao futebol americano e, eventualmente, treinou o Pittsburgh Steelers e o Cleveland Rams.

Aldo Donelli foi o primeiro americano e único americano a marcar quatro gols no México, ele também foi o primeiro jogador a marcar quatro gols numa em eliminatórias para Copa do Mundo.

Fontes : 

http://www.youtube.com/watch?v=Ku9f5HXxEs4


http://www.phillysoccerpage.net/2010/04/15/the-us-and-the-1934-world-cup/

2 comentários:

  1. legal dizer como foot ball teve evolução nos ultimos anos ,com jogadores novos e bem habilitado ao esporte ,ou seja, bem destribuido ,jogadores bons e repletos de atacantes de dentro da área,isso reforça o time e mantem em posição de jogador.
    E o técnico ainda fica feliz!!!

    ResponderExcluir