terça-feira, 20 de agosto de 2013

U.S. Soccer Centennial : Estados Unidos na Gold Cup 1991



Gold Cup 1991, surgi um novo campeonato 

A CONCACAF Gold Cup de 1991 foi realizada nas cidades de Los Angeles em Pasadena, Califórnia nos Estados Unidos. Oito equipes foram divididas em dois grupos de quatro, as duas melhores equipes de cada grupo avançavam para as semifinais, diferentemente da CONCACAF de 1989 que era disputada por pontos corridos que também era as eliminatórias para Copa do Mundo. Os Estados Unidos tinham batido na trave naquele ano ficando em segundo lugar e viram a Costa Rica se consagrando campeã mas desta vez os americanos queriam mostrar que podiam conquistar um torneio continental.

O Incio 

Depois da saída de Bob Gansler no comando da seleção americana no inicio do ano de 1991 a federação anunciou que procurava um treinador experiente internacionalmente. O escolhido foi o lendário Bora Milutinović que treinou México em 1986 e Costa Rica 1990. Antes da Gold Cup começar os Estados Unidos disputaram um pré torneio chamado North American Nations Cup (NAFC) o torneio teve quatro edições : 1947, 1949, 1990 e 1991. Em 1991 os americanos tiveram um boa atuação ficando em segundo lugar, venceram Canadá por 2a0 e conseguiram empatar com o México por 2a2.


Estados Unidos na Gold Cup 

Os Estados Unidos caíram no Grupo B, um grupo complicado com Costa Rica que foi campeã da CONCACAF Championship de 1989, Trinidade e Tobago que perdeu a classificação para Copa do Mundo para os americanos e Guatemala que também queria o seu lugar na  competição.




Primeiro Jogo

Trinidad e Tobago queria dar o troco nos os Estados Unidos pelo shot heard around the world feito por Paul Caligiuri em 1989 nas eliminatórias para Copa do Mundo de 1990 e parecia que a equipe caribenha estava muito perto disso, quando Leonson Lewis marcou aos 67 minutos. Trinidad e Tobago estava ganhando o jogo até os minutos finais quando Bruce Murray marcou aos 85 minutos, dois minutos depois Marcelo Balboa marcou o gol da vitória americana.

Segundo Jogo

No segundo jogo os americanos tiveram um jogo mais tranquilo do que o primeiro e conquistaram uma confortável vitória por 3a0. Bruce Murray, Brian Quinn e Eric Wynalda marcaram para os Estados Unidos.

Terceiro Jogo

Os Estados Unidos enfrentaram a Costa Rica  num jogo difícil Peter Vermes, Hugo Perez e Marchena (contra) decretaram a vitória americana por 3ª2.

Semi Final 

Os Estados Unidos se classificaram em primeiro do grupo com 100% de aproveitamento e enfrentariam o México os seus maiores rivais na semi final. Desde de 1934 até 1991 houveram 25 jogos entres as duas seleções e os americanos só haviam vencido o México por duas ocasiões, em 1934 nas eliminatórias para Copa do Mundo de 1934 e em 1980 nas eliminatórias para Copa do Mundo de 1982. Os americanos venceram por 2a0 com gols de John Doyle e Peter Vermes.


Final 

Na Final os Estados Unidos enfrentaram Honduras o jogo terminou 0a0 no tempo normal e na prorrogação, fazendo o jogo ir para os pênaltis. Os Estados Unidos venceram por 4ª3 nos pênaltis e se concretizaram campeões pela primeira vez da CONCACAF Gold Cup.






Time dos EUA na Gold Cup 1991


Goleiros 

1- Tony Meola (22 anos) Fort Lauderdale Strikers (APSL, EUA)
18- Kasey Keller (21 anos) Portland Pilots ( NCAA, EUA)

Defesas 

2- Steve Trittschuh (26 anos)Tampa Bay Rowdies (APSL, EUA)
3- Janusz Michallik (25 anos) Atlanta Attack (NPSL,EUA )
8- Dominic Kinnear (23 anos) San Francisco Bay Blackhawks (APSL, EUA)
15- Desmond Armstrong (26 anos) Santos FC (Série A, Brasil)
16- John Doyle (25 anos) Örgryte IS (Division 1 Västra, Suécia)
17- Marcelo Balboa (23 anos) San Francisco Bay Blackhawks (APSL,EUA)
21 - Fernando Clavijo (34 anos) St. Louis Storm (MISL,EUA)
22- Bruce Savage (30 anos) Baltimore Blast (MISL,EUA)

Meio Campistas

9- Ted Eck (29 anos) Toronto Blizzard (CSL, Canadá)
7- Hugo Perez (27 anos) Örgryte IS (Division 1 Västra, Suécia)
14- Brian Quinn (31 anos) San Diego Sockers (MISL,EUA)
19- Chris Henderson (20 anos) UCLA (NCAA)
20- Paul Caligiuri (27 anos) Hansa Rostock (Bundesliga, Alemanha)

Atacantes

4- Bruce Murray (25 anos) Maryland Bays (APSL, EUA)
10- Peter Vermes (24 anos) Tampa Bay Rowdies (APSL, EUA)
11- Eric Wynalda (21 anos) San Francisco Bay Blackhawks (APSL, EUA)

Treinador :  Bora  Milutinović

Artilheiros

2 Gols : Bruce Murray e Peter Vermes
1 Gol : Eric Wynalda, Marcelo Balboa, John Doyle, Hugo Perez e Brian Quinn.

Ranque das Ligas

1. American Profissional Soccer Leauge (7)
2.Major Indoor Soccer League (3)
3.NCAA e Division 1 Västra (2)
4.National Premier Soccer League, Bundesliga, Canadian Soccer League e Série A um jogador cada.

Análise do Elenco 

Seleção americana tinha uma boa equipe na Gold Cup de 1991 com um interessante Mix de jogadores veteranos com jovens que resultou em bons resultados para os Estados Unidos, Bora Milutinović fez um grande trabalho como treinador e acertou nas suas escolhas no time.

Análise da Campanha 

Os Estados Unidos fez uma boa campanha na Gold Cup de 1991 ficando invicto na competição e conquistando uma vitória magistral sobre o México na semi-final.

Curiosidades 

Quando Bora Milutinović assumiu a seleção americana ele falava não falava inglês apesar de falar sérvio, espanhol, italiano e outras línguas. Marcelo Balboa e Fernando Clavijo que falavam espanhol traduziam o que o treinador falava.

O título da Gold Cup de 1991 foi o primeiro título dos Estados Unidos no futebol internacional.

A vitória dos Estados Unidos sobre o México na semi-final foi a terceira vitória dos americanos sobre os mexicanos.

Onze jogadores convocados para Gold Cup 1991 disputaram a Copa do Mundo de 1990.

Dos dezoito convocados para Gold Cup 1991, seis jogariam na Copa do Mundo de 1994.

Links

http://www.mlssoccer.com/goldcup/2015/news/article/2015/07/15/gold-cup-legacy-1991-united-states-team-shocked-concacaf-word?utm_source=Facebook&utm_medium=referral&utm_content=GoldCup&utm_campaign=Unpaid

Nenhum comentário:

Postar um comentário