domingo, 25 de agosto de 2013

U.S. Soccer Centennial : Estados Unidos na Copa do Mundo de 1950

                                                 

A Classificação para Copa do Mundo de 1950 

North American Football (NAFC) era a federação da América do Norte que era composta por quatro países : Estados Unidos, México, Canadá e Cuba. Em 1949 foi disputada a North American Football Confederation Championship que servia de eliminatória para Copa do Mundo de 1950 e para determinar o campeão da competição continental que era disputada em um único grupo com jogos de ida e volta, Canadá não disputou por não ter enviado um time.Os americanos terminaram na segunda colocação com um recorde de uma vitória, duas derrotas e um empate com oito gols marcados e quinze sofridos. Antes de ir para o Brasil a seleção americana realizou dois amistosos, um contra English FA XI do qual os americanos perderam por 1a0 e outro contra o Besiktas (Turquia) em os trucos golearam por 5a0.

Jogos


4 de setembro de 1949

EUA 0 x 6 México

14 de setembro de 1949

Cuba 1 x 1 EUA

19 de setembro de 1949

México 6 x 2 EUA

21 de setembro

EUA 5 x 2 Cuba

Artilheiros

2 gols :Pete Matevich, John Souza e Frank Wallace

1 gol : Walter Bahr e Ben Wattman



A Copa do Mundo 

A Copa do Mundo de 1950 foi marcada por grandes eventualidades de futebol, além da histórica final na qual os donos da casa foram derrotados, outro acontecimento marcou o torneio daquele ano, simplesmente o jogo mais folclórico de todos os tempos, o jogo entre Estados Unidos e Inglaterra .

Um pequeno resumo sobre a Inglaterra, os ingleses (criadores do jogo) nunca haviam disputado um Copa do Mundo por vários motivos um deles era por ter sido criado por um francês e outro por não levarem o torneio a sério porém em 1950 os ingleses estavam no torneio e eram um dos favoritos.

O jogo Inglaterra vs Estados Unidos 


Os ingleses estavam bem confiantes, após ter confirmado seu favoritismo batendo o Chile por 2a0 a seleção inglesa só precisaria de um empate para avançar para próximas fase com isso a vitória era tida como fácil para os ingleses que tinha melhor liga do mundo e era o favorito ao titulo contra a equipe dos americanos que era formada por jogadores amadores e desconhecidos.


No dia 29 de julho de 1950 no estádio no estádio Independência em Belo Horizonte com um público de 10,151 torcedores a seleção yakee enfrentou os poderosos inglêses. A partida foi amplamente dominada pela Inglaterra, mas seus ataques era defendidos pelo goleiro Frank Borghi no final do primeiro tempo Walter Bahr cruzou e Joe Gaetjens mergulhou de cabeça e marcou o inacreditável gol para os Americanos.

No segundo tempo os americanos ganharam confiança e começaram atacar os ingleses, o que não impediu que a seleção inglesa ganhasse forças e continuarem a pressionar mais os americanos que estavam predestinados a vencer que estavam jogando o jogo de suas vidas. O placar se manteve graças a heroica atuação americana que se tornou uma das vitórias mais marcantes vitórias da história do futebol internacional.







No jogo seguinte os Estados Unidos sofreram uma derrota por 5 a 2 do Chile, Frank Wallace e Joe Maca marcaram pela seleção americana. Os Estados Unidos foram eliminados da Copa do Mundo de 1950, mas puderam sair de cabeça erguida ao contrário dos ingleses que perderam para Espanha por 1a0 e também foram eliminados na primeira fase.


Jogos

Espanha 3 x 1 EUA (Gino Pariani marcou para os EUA)

Inglaterra 0 x 1 EUA (Joe Gaetjens marcou para os EUA)

Chile 5 x 2 EUA (Frank Wallace e Joe Maca marcaram para os EUA)

Artilheiros

Joe Gaetjens, Gino Pariani, Frank Wallace e Joe Maca com um gol cada.

Posição Final : Décimo lugar com quatro gols marcados e sete sofridos.

Elenco da Copa do Mundo 

Goleiros : 

Frank Borghi  (St. Louis Simpkins-Ford)
Gino Gardassanich (Chicago Slovaks)

Defesas :

Robert Annis  (St. Louis Simpkins-Ford)
Geoff Coombes (Chicago Vikings)
Harry Keough  (St. Louis McMahon)
Joe Maca (Brooklyn Hispano)

Meio Campo :

Walter Bahr  (Philadelphia Nationals)
Charlie Colombo  (St. Louis Simpkins-Ford)
Ed McIlvenny  (Philadelphia Nationals)

Atacantes

Adam Wolanin  (Chicago Eagles)
Frank Wallace  (St. Louis Simpkins-Ford)
John Souza (Ponta Delgada S.C.)
Ed Souza  (Ponta Delgada S.C.)
Gino Pariani (St. Louis Simpkins-Ford)
Frank Moniz  (Ponta Delgada S.C.)
Benny McLaughlin  (Philadelphia Nationals)
Joe Gaetjens (Brookhattan)
Nicholas DiOrio (Pittsburgh Harmarville S.C.)
Robert Craddock ( Pittsburgh Harmarville S.C.)


Elenco (Cortados)

Defesas :

Jack Hynes (New York Americans)
Manuel Martin (Ponta Delgada S.C)


Atacantes :


Bill Sheppell  (Newark German-Americans)
Pete Matevich (Chicago Slovak)
Ben Wattman  (New York Hakoah)


Análise 


Heróis dentro e fora do campo a seleção americana de 1950 queria muito ganhar a Copa do Mundo, mais do que tudo eles queriam representar o Estados Unidos no mundial e fizeram isso bravamente, conquistando uma heroica vitória sobre a Inglaterra.

Curiosidades :

Dent McSkimming jornalista de St. Louis pagou a própria viagem para o Brasil para pode acompanhar os Estados Unidos na Copa d Mundo de 1950, ele testemunhou a vitória histórica da seleção yankee sobre a Inglaterra.

John Souza foi selecionado para o All Star Team pela imprensa Brasileira.

Joe Maca serviu o exército belga na segunda guerra mundial.

Apesar de ter nascido na Inglaterra Geoff Coombes serviu o exército americano na segunda guerra mundial.

Charlie Colombo era conhecido como ´´Gloves´´ porque ele sempre usava luvas quando jogava, independentemente do tempo.

Charlie Colombo recebeu propostas para jogar profissionalmente no Brasil mas ele se recusou e voltou para o seu clube em St. Louis.

Frank Wallace serviu os Estados Unidos na segunda guerra mundial, ele foi capturado e passou dezesseis meses  em um campo de prisioneiros.

Borghi serviu como um médico na Segunda Guerra Mundial em uma unidade de infantaria dos Estados Unidos, ele ganhando duas medalhas : Bronze Star e Purple Heart.

Frank Moniz serviu o exército americano na segunda guerra mundial.

Em 2005 um filme sobre o histórico jogo foi feito, chamado The Game of Their Lives (Duelo dos Campeões foi o título no Brasil).

Com cinco jogadores convocados, St. Louis Simpkins-Ford era a equipe com mais jogadores na seleção americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário