segunda-feira, 12 de agosto de 2013

U.S. Soccer Centennial : Estados Unidos na Copa do Mundo de 1990



Estados Unidos na Copa do Mundo de 1990 

De Volta ao Mundo 

Após 40 anos do mágico jogo contra a Inglaterra em 1950 os Estados Unidos finalmente estavam de volta a um Copa do Mundo , apesar do sucesso da NASL ele foi fechada em 1984 nisso a MISL ( liga indoor ) ficou sendo a principal liga de futebol nos EUA ate que em 1990 a APSL foi criada as pressas . ( condições que a FIFA exigiu , para os EUA que pudessem sediar o evento quatro nãos depois .) A APSL foi a primeira liga de futebol de campo profissional a ser criada desde NASL .

A maioria dos jogadores dos EUA jogavam em ligas domésticas , somente Peter Vermes ,Christopher Sullivan e Paul Caligiuri jogavam na Europa .
A seleção dos EUA tinham um time formada por jovens o jogador mais velho era David Vanole com 27 anos .

Revés

Rick Davis era considerado o melhor jogador americano a jogar a NASL ,com 36 jogas pela seleção e por ter jogadas as olimpíadas de 1984-88 era o favorito era o comandar a seleção americana mas antes do torneio se começar Rick Davis teve uma lesão seria e não conseguiu se recuperar a tempo , outro jogador que foi cortado do time por lesão foi Hugo Perez , jogando por alguns times da Europa chegou a ate ser cotado para jogar no Parma mas isso nunca aconteceu .

Breve resumos dos Jogos

1 jogo

Os Estados Unidos foram goleados por 5ª1 pela Tchecoslováquia , Paul Caligiuri descontou para os americanos . O jogo ainda contou com a expulsão de Eric Wynalda

2 Jogo

Os Estados Unidos foram derrotados pelos donos da casa (Itália) pelo placar de 1ª0 , apesar da derrota os EUA deixaram uma boa impressão principalmente a do goleiro Tony Meola .

3 Jogo

Já eliminados os EUA perderam para Áustria por 2ª1 , mesmo perdendo os Estados Unidos jogaram de igual para igual . Bruce Murray marcou para os americanos .

Seleção dos EUA

Goleiros

1 - Tony Meola (c)
18 - Kasey Keller
22 - David Vanole

Defesas

2 - Steve Trittschuh
3 - John Doyle
4 - Jimmy Banks
5 - Mike Windischmann
15 - Desmond Armstrong

Meio Campo

6 - John Harkes
7 - Tab Ramos
8 -Brian Bliss
12 - Paul Krumpe
13 - Eric Eichmann
14 - John Stollmeyer
15 - Chris Henderson
20 - Paul Caligiuri
21 - Neil Covone

Atacantes

9 - Christopher Sullivan
10 - Peter Vermes
11 - Eric Wynalda
16 - Bruce Murray

Treinador : Bob Gansler

Curiosidades

Johan Cruyff, tentou levar Hugo Perez ao Parma da Itália porém lesões o impediram de jogar a Copa de 90 não dando a chance dele de aparecer .

Rick Davis e Hugo Perez eram os jogadores mais experientes porém leões os impediram de jogar a Copa do Mundo fazendo o treinador Bob Gansler chamar jogadores jovens e recém formados , isso não foi de todo mal , jogadores como Tony Meola , Marcelo Balboa ,John Harkes , Tab Ramos , Chris Henderson e Eric Wynalda iriam se tornar destaques pelo US Team .

Tony Meola , Wynalda ,Chris Henderson , John Harkes e Tab Ramos se transferiram para Europa depois da Copa.






Paul Caligiuri marcou o gol da classificação dos EUA na Copa do Mundo de 1990 , a primeira em 40 anos numa vitoria sobre Trinidade e Tobago por 1ª0 .

Kasey Keller goleiro reserva na Copa do Mundo de 1990 jogou o mundial sub 20 um anos antes , os EUA ficaram em quarto lugar . Kasey Keller mais tarde se tornaria o goleiro que mais jogou pelo Estados Unidos .


Alguns dos jogadores era ´ contratados ´ pela própria federação americana , eles eram emprestados para alguns clubes para ganharam ritmo . 


http://pesclassicstats.freeforums.org/united-states-1990-t440.html

Um comentário: